O popular jogo de Tetris pode ter uma capacidade surpreendente de reduzir os chamados flashbacks, memórias intrusivas e preocupante de alguns eventos passados ou impressões desagradáveis, após observar as imagens traumáticas.
Na ausência de terapias verdadeiramente eficazes contra o estresse pós-traumático, os cientistas estão tentando desenvolver métodos para ajudar a aliviar a dor causada por 'flashback indesejados. Os pesquisadores insistem que eles procuram apagar as lembranças ruins na íntegra e que "é importante que as pessoas escolhem ser capaz de lembrar de um evento traumático." O que eles querem é fazer com que os pacientes a manter em mente o que aconteceu, mas quem pode controlá-lo sem inadvertidamente surgem na mente.
Um estudo da Universidade de Oxford, Reino Unido, revelou, após uma série de experimentos que existe uma maneira de evitar transtorno emocional causado por memórias indesejadas instante. E é, nada mais e nada menos, do famoso Tetris.
A equipe de pesquisadores da universidade realizou um experimento envolvendo um grupo de voluntários, que exibiu um vídeo feito por imagens violentas de diferentes fontes. Cerca de 30 minutos mais tarde, 20 voluntários começaram a jogar Tetris por 10 minutos, enquanto outros 20 não fizeram nada. Acontece que eles tinham jogado Tetris tinham menos más lembranças sobre o filme, em comparação com aqueles que não tinham feito nada.
Por que é Tetris?
Os cientistas dizem que os seres humanos têm dois canais mental: uma é sensorial, que recebe apenas a nossa experiência através da visão, audição, olfato, paladar e tato. A outra é conceitual e é responsável por analisar e colocar em um contexto de experiências perceptivas. Ambos os canais costumam trabalhar juntos, podemos ver e ouvir alguém falando ao mesmo tempo, analisar o significado do que ele diz.
No entanto, quando alguém está exposto a uma informação traumático, esses canais funcionam separadamente: a informação perceptual dominante em informações conceituais. É por isso que, por exemplo, se alguém sofreu um acidente de trânsito é mais provável que lembrar dele como uma série de flashbacks (sons, luzes, gritos) e não como uma história coerente. Os eventos geralmente acontecem de tempos em tempos na memória da vítima, causando sofrimento emocional enorme e mal-estar geral. Os cientistas descobriram que as más memórias são formadas e consolidadas na memória por um período de seis horas após o trauma. E este é o momento crítico em que os medos podem interferir e alterar as memórias, através, por exemplo, Tetris.
Na ausência de terapias verdadeiramente eficazes contra o estresse pós-traumático, os cientistas estão tentando desenvolver métodos para ajudar a aliviar a dor causada por 'flashback indesejados. Os pesquisadores insistem que eles procuram apagar as lembranças ruins na íntegra e que "é importante que as pessoas escolhem ser capaz de lembrar de um evento traumático." O que eles querem é fazer com que os pacientes a manter em mente o que aconteceu, mas quem pode controlá-lo sem inadvertidamente surgem na mente.
Um estudo da Universidade de Oxford, Reino Unido, revelou, após uma série de experimentos que existe uma maneira de evitar transtorno emocional causado por memórias indesejadas instante. E é, nada mais e nada menos, do famoso Tetris.
A equipe de pesquisadores da universidade realizou um experimento envolvendo um grupo de voluntários, que exibiu um vídeo feito por imagens violentas de diferentes fontes. Cerca de 30 minutos mais tarde, 20 voluntários começaram a jogar Tetris por 10 minutos, enquanto outros 20 não fizeram nada. Acontece que eles tinham jogado Tetris tinham menos más lembranças sobre o filme, em comparação com aqueles que não tinham feito nada.
Por que é Tetris?
Os cientistas dizem que os seres humanos têm dois canais mental: uma é sensorial, que recebe apenas a nossa experiência através da visão, audição, olfato, paladar e tato. A outra é conceitual e é responsável por analisar e colocar em um contexto de experiências perceptivas. Ambos os canais costumam trabalhar juntos, podemos ver e ouvir alguém falando ao mesmo tempo, analisar o significado do que ele diz.
No entanto, quando alguém está exposto a uma informação traumático, esses canais funcionam separadamente: a informação perceptual dominante em informações conceituais. É por isso que, por exemplo, se alguém sofreu um acidente de trânsito é mais provável que lembrar dele como uma série de flashbacks (sons, luzes, gritos) e não como uma história coerente. Os eventos geralmente acontecem de tempos em tempos na memória da vítima, causando sofrimento emocional enorme e mal-estar geral. Os cientistas descobriram que as más memórias são formadas e consolidadas na memória por um período de seis horas após o trauma. E este é o momento crítico em que os medos podem interferir e alterar as memórias, através, por exemplo, Tetris.
Dentro deste período, você pode "atrair" o canal mental encarregado de consolidar os dados na memória com uma tarefa mais divertida, limitando sua capacidade de analisar o que aconteceu. A equipe de Oxford concluiu que o foco nas formas das figuras que se deslocam de Tetris e os blocos de cor no jogo pode "sufocar" a consolidação de imagens traumáticas que variam de canal perceptual. Portanto, as memórias são reduzidos.
Os pesquisadores, no entanto, reconhece que sua pesquisa é uma experiência pura e um tempo até que um método especial é desenvolvido para tratar estresse pós-traumático. "Mas nós fizemos o primeiro passo no caminho para a compreensão de como se formam os" flashbacks "após o trauma e como podemos usar a ciência para explorar novas formas de tratamento."
Os pesquisadores, no entanto, reconhece que sua pesquisa é uma experiência pura e um tempo até que um método especial é desenvolvido para tratar estresse pós-traumático. "Mas nós fizemos o primeiro passo no caminho para a compreensão de como se formam os" flashbacks "após o trauma e como podemos usar a ciência para explorar novas formas de tratamento."
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