Estruturas bimetálicos têm muitas vezes enormes vantagens sobre convencional. No entanto, a sua soldadura sempre difícil, mais demorada, e a costura de ligação é menos fiável do que no caso de um metal, devido a diferentes coeficientes de expansão térmica do material.
06 de setembro de 2012 a Honda Motor Company anunciou a introdução da tecnologia de produção em massa de soldar alumínio e atrito de aço na engrenagem do novo modelo Honda Accord 2013. Dado o fato de que a venda deste carro no mercado norte-americano vai começar em 19 de setembro, estamos falando de quase um fait accompli.
Segundo a empresa, as novas soldas produzidas pelo atrito, a qualidade não vai atribuir (ou até superar) a norma determinada por soldagem em ambiente inerte. E o peso do chassis irá cair por 25% em comparação com a construção de aço usual. Ao mesmo tempo o consumo de energia será reduzido em cerca de 50%. Também promete que a rigidez da suspensão de montagem pontos a um aumento de 20%.
O que é incomum, de acordo com o fabricante, o FSW vai levar robô industrial semiuniversal - até que algo extremamente raro para este tipo de solda em geral, e na indústria automotiva - e ainda inédito. Normalmente, esta técnica requer um equipamento bastante complicada e pessoal qualificado.
Eles também dizem que o mesmo robô depois de uma reconfiguração menor pode ser usado para soldagem de alumínio e alumínio, e no futuro - e de construir com a sua ajuda tselnoalyuminievogo chassi.
Para controlar a qualidade das soldaduras Honda desenvolveu um método de ensaio não destrutivo remoto com a imagem térmica e feixe de laser.
Preparado de acordo com a Honda Motor.
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